QUAL DEVE SER A SUA MAIOR TAREFA NO PROCESSO DE DISCIPULADO?
MUITA ORAÇÃO!
Dedique um tempo diário para orar especificamente por seu discípulo e sua vida. Peça todos os dias, insistentemente, que Deus lhe dê:
- AMOR POR SEU DISCÍPULO
- “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’ e odeia seu irmão, é mentiroso. Porque ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar a seu irmão, a quem vê. Este é o mandamento que Cristo nos deu: quem ama a Deus, que ame também a seu irmão.” (1João 4.19-21).
- “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como Eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que sois Meus seguidores.” (João 13.34-35).
- “Todos os que criam estavam juntos e repartiam uns com os outros o que tinham. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e comiam com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava àquele grupo as pessoas que iam sendo salvas.” (Atos 2.44,46-47).
- HUMILDADE PARA ADMITIR QUE NÃO DETÉM TODO O CONHECIMENTO
- Submissão a Deus, entendendo que você é apenas um instrumento em Suas mãos e que se não estiver sendo dirigido por Ele não poderá chegar ao propósito que o Senhor deseja para seu discípulo e para sua vida. Esteja alerta e ore sem cessar!
- “Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito dá. Há um só corpo e um só Espírito e somente uma esperança, para a qual Deus chamou vocês.” (Efésios 4.2-4).
- “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e cada um considere os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure os interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses.” (Filipenses 2.3-4).
- SABEDORIA PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES
- Que Deus possa ajudá-lo em todos os momentos com atitudes e palavras que revelem Sua vontade.
- “Porém quem aceita a sabedoria de Deus sabe que ela é justa.” (Lucas 7.35).
- “Dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo, se não for assim como poderei governar este teu grande povo?” (2 Crônicas 1.10).
- “É disto que temos orgulho: a nossa consciência nos afirma que a nossa maneira de viver, especialmente em relação a vocês, tem sido dirigida pela franqueza e sinceridade que Deus nos dá e também pelo poder da sua graça e não por sabedoria humana. Pois escrevemos a vocês somente o que podem ler e entender.” (2Coríntios 1.12-13).
- DISCERNIMENTO PARA ENXERGAR ALÉM DAS APARÊNCIAS
- Que Deus lhe dê capacidade para julgar e ver o íntimo de cada pessoa, os pensamentos e propósitos de cada coração.
- “Pois a mensagem de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo de cada pessoa e julga os desejos e pensamentos dos corações humanos. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos e é a Ele que todos nós prestaremos contas.” (Hebreus 4.12-13).
- “Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles já estão treinados para provar e saber a diferença entre o que é bom e o que é mau.” (Hebreus 5.14).
ATENÇÃO: DISCIPULADO É COMPROMISSO
Discipulado é um processo de ensino e aprendizagem no qual, através do relacionamento pessoal, o discípulo conhece a Deus, aprendendo os fundamentos da fé cristã.
O processo de discipulado possui duas dimensões que se completam: conhecimento e vivência. É importante afirmar que o conhecimento por si não leva à mudança. É preciso desafios diários que levem a praticá-lo até que se incorpore na vida da pessoa.
O papel do discipulador é fundamental, pois é aquele que se compromete a responder pelo discípulo, que é responsável pelas faltas do outro, enquanto este ainda se encontra em processo de aprendizagem. É aquele que mostra o caminho até que o outro possa caminhar sozinho. Discipulador é aquele que “cuida do irmão”.

1 Comentários
Verdade
ResponderExcluirObrigado por participar conosco!
Somos salvos pela graça, mediante a fé, e isso é um dom de Deus!