Este é um roteiro para a evangelização baseado no livro de Romanos.
- O que acontece se você estiver com uma pessoa que se mostrou interessada em ouvir a respeito de Jesus?
- Como explicar a salvação, o verdadeiro significado do sacrifício de Cristo na cruz?
- O que dizer?
O apóstolo Paulo nos deu um guia interessante, por meio da epístola aos Romanos. Por isso foi criando um método, que, usando versículos chave, leva a pessoa ao conhecimento de Cristo, e da Sua mensagem.
PASSO 1 – PARA ONDE VOU QUANDO MORRER?
Pergunta: Imagine que você morresse hoje, e estivesse diante de Deus, e do lado d’Ele estivesse a porta do céu, e do esquerdo a porta do inferno, e então perguntasse: Por que motivo você acha que vou deixá-lo entrar no Meu céu?
O que você responderia?
Esta pergunta fará a pessoa pensar sobre a própria vida, e a sua resposta mostrará que tipo de fé ela tem. Provavelmente dirá que viveu uma vida boa, não praticou pecados, e por isso merece ir para o céu. Outra resposta e simplesmente o “não sei!”. Convide-a para ver o que a Bíblia fala a respeito disso!
PASSO 2 – TODOS SOMOS PECADORES!
Romanos 3:10 – “Como está escrito: não há um justo, nem um sequer”.
A Bíblia afirma que ninguém é justo, e que não há ninguém perfeito. Possuímos falhas e pecados. Uma mentirinha simples, uma palavrinha de raiva, ou simplesmente olhar com cobiça para a mulher do outro já é pecado. Não é preciso matar alguém para se tornar assassino, basta apenas desejar no seu coração que isso aconteça. O pecado faz parte da nossa vida.
Romanos 3:23 – “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Nossos pecados nos afastam da glória de Deus. Não temos sequer o direito de falar com Deus. O pecado do homem é um abismo e isso acontece porque Deus é santo, perfeito, e não pode se relacionar com o pecado.
PASSO 3 – TODOS MERECEMOS A MORTE!
Romanos 6:23 a – “pois o salário do pecado é a morte...”
O pagamento que o homem recebe pelo pecado é a morte. Tanto a morte física, destinada a todos os seres vivos, como também a morte eterna, que significa eterna separação de Deus, que é o que a Bíblia chama de inferno. Deus é vida, amor, paz. Imagine um lugar reservado para todos os que escolheram viver eternamente separados de Deus? Este lugar é totalmente sem vida, sem amor, sem paz. O inferno é o lugar reservado para essas pessoas.
PASSO 4 – DEUS NOS AMA!
Romanos 6:23 b – “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor”.
Embora Deus odeie o pecado, Ele nos ama, e por isso disponibiliza gratuitamente a vida eterna através de Jesus Cristo. O que recebemos pelo pecado é a morte, mas de graça, sem qualquer esforço ou merecimento, Deus se dispõe a apagar de Sua memória todos os nossos pecados, e isso por causa de Jesus Cristo.
Romanos 5:8 – “mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Embora o nosso pecado seja uma afronta, mesmo assim, Deus não deixa de nos amar profundamente. E nos ama tanto, que decide Ele mesmo descer à terra como ser humano, e assim, como um de nós, pagar a dívida que a humanidade tem para com Deus. Precisaríamos morrer pelos nossos pecados. Jesus não pecou, mas morreu mesmo assim, pois decidiu morrer no lugar daqueles que decidissem crer em sua vida e sacrifício. Ser salvo por Jesus é uma questão de escolha. Você pode escolher abrir mão de tudo e viver uma nova vida de obediência a Jesus, recebendo com isso a vida eterna, ou então continuar com uma vida de pecados, e depois passar a eternidade no inferno. A escolha é sua!
PASSO 5 – COMO SER SALVO?
Romanos 10:9-11 – “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Como diz as Escrituras: Todo aquele que n’Ele crer não será confundido”.
Afinal, o que é necessário para ser salvo? É necessário confessar e crer. Crer que Jesus morreu no meu lugar, pagando a minha dívida para com Deus, e ao terceiro dia ressuscitou, e hoje está com o Pai. E confessar com a minha boca que jesus é o Senhor da minha vida, pois de hoje em diante todas as decisões tomadas serão antes levadas a Ele, que é quem, de agora em diante, manda em minha vida. Jesus passa a ser o Senhor do meu ser, e minhas decisões, escolhas, sonhos e projetos devem ser levados diante d’Ele. É a Ele que submeterei a minha vida!
Romanos 10:13 – “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!”
PASSO 6 – ORAÇÃO DE ENTREGA.
Pergunte à pessoa se ela deseja iniciar uma nova vida.
ü Deseja invocar o nome do Senhor?
ü Pedir perdão pelos pecados?
ü Confessar que de hoje em diante, Ele é o Senhor de sua vida?
Se ela disse que sim, convide-a a orar com você. Fale e incentive-a a repetir, uma oração como esta:
“Senhor Deus, confesso que sou pecador, e me arrependo profundamente dos meus pecados. Peço perdão por ter me afastado de Ti, e quero entregar a minha vida nas mãos do Senhor Jesus; quero que de hoje em diante Jesus seja o Senhor da minha vida. Pois creio que Ele morreu naquela cruz no meu lugar, pagando toda a minha dívida! Quero que de hoje em diante eu seja seu filho(a), e o Senhor meu Pai. Ensina-me a viver uma vida de acordo com a Sua vontade. Em nome Jesus, amém”.
Se a pessoa não quiser fazer a oração de entrega, tente descobrir o motivo, pois provavelmente não entendeu algum ponto. Ou talvez prefira realmente não se comprometer com Deus. Neste caso, é bom lembrar da parábola do semeador, onde apenas 25% das sementes lançadas caíram em terra boa. No final, a escolha será sempre da pessoa, que poderá aceitar ou não o evangelho. Não é você quem estará sendo rejeitado, mas quem você representa.
PASSO 7 – VITÓRIA! (Esta parte é reservada aos que fizeram a oração de entrega)
Romanos 8:1 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Agora que você é Filho de Deus, vitorioso(a) através de Jesus, não sendo mais considerado culpado pelos seus pecados. Agora deve buscar uma vida em obediência ao Espírito Santo. Para isso, é importante congregar na Igreja, onde iremos ajudá-lo aos poucos como viver uma vida com Cristo. A Bíblia diz que agora você precisa andar segundo o Espírito de Deus, e não mais segundo a carne, que representa a vontade pessoal humana.
Sua jornada na vida cristã só começou!
Para isso, precisa de alguém ao seu lado, ensinando e caminhando junto, que é o que chamamos de Discipulado Dinâmico.
0 Comentários
Obrigado por participar conosco!
Somos salvos pela graça, mediante a fé, e isso é um dom de Deus!