SALVAÇÃO

 GUARDE NO CORAÇÃO:

  • “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

  • “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome”. (João 1:12)

  • “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. (João 10:28)

CONVERSE COM O SEU DISCIPULADOR:

  • Como você chegou à Igreja?

  • Como foi sua conversão?

  • Se você morresse hoje, você teria certeza de que iria para o céu?

  • Você tem certeza da sua Salvação?

Se dependesse somente de nós e das nossas atitudes não teríamos a salvação, afinal:

  • “Não há distinção, porque TODOS pecaram e estão destituídos da glória de Deus sendo JUSTIFICADOS gratuitamente por sua graça por meio da redenção que há em CRISTO JESUS" (Romanos 3:23-24).

COMO O PECADO ENTROU NO MUNDO?

A partir da desobediência de Adão e Eva. 

No entanto, a negação à vontade de Deus começou com e cobiça de Lúcifer, o mais belo anjo, em querer ser Deus (Ezequiel 28:14-17 e Isaías 14.12-14), o qual foi atirado à Terra. Ele usou a serpente, no Éden, para corromper a pureza de Adão e Eva e, então, o pecado passou a fazer parte da natureza humana, (Apocalipse 12:7-9 e Gênesis 3:6-7).


Assim, o pecado entrou ao mundo através de um só homem, Adão, mas também foi através de um só homem, Jesus, que nós hoje podemos ter salvação e perdão dos pecados com a JUSTIFICAÇÃO (Romanos 5:18-19). Se não fosse por Jesus, estaríamos condenados ao inferno e a sofrer toda a eternidade (Apocalipse 20:10).


O QUE É A JUSTIFICAÇÃO?

É tornar a declarar algo JUSTO diante de Deus. 

Nós somos pecadores e, por natureza, não somos justos, mas ao colocarmos nossa fé em Cristo Jesus e recebê-lo como Salvador, Deus nos vê como perfeitos e sem manchas por causa da Cruz (Romanos 3:23-26). Jesus é nossa ponte para chegar a Deus (João 14:6), o intermediador (1 Timóteo 2:5-6).


POR QUE JESUS É CHAMADO, NA BÍBLIA, DE CORDEIRO DE DEUS? (João 1:29; 36)

Porque Ele é o sacrifício planejado e perfeito para nos redimir do pecado.

Profetas na Bíblia já haviam falado sobre isso antes d’Ele vir (Jeremias 11:19; Isaías 53:7). A questão do sacrifício começa no Antigo Testamento. Os judeus, povo escolhido de Deus (Deuteronômio 7:7-9), foram escravos do Egito por muito tempo. Deus os livrou na época da Páscoa e ela ficou marcada pelo sacrifício de um cordeiro nas famílias e o derramamento do seu sangue nas portas para livrá-los dos anjos da morte (Já uma analogia á redenção). Além disso, havia um sacrifício diário pelos pecados do povo no Templo de Jerusalém (Êxodo 29:38-42). Para os pecados serem perdoados, deveria haver o sacrifício de um animal. Tudo Isso apontava para Jesus, que veio a ser o sacrifício último e eterno.


Jesus, portanto, veio para nos salvar e para que não dependêssemos mais de sacrifícios para ter os pecados perdoados e redimidos. Fomos lavados pelo Seu sangue. Se não fosse por Ele, não teríamos esperança na vida eterna e o pecado nos levaria à morte (Romanos 6:23): espiritual, física e a eterna. Nós seriamos separados eternamente de Deus se não fosse pelo Seu amor e Sua vontade de estar perto de nós.


A fé é condição fundamental para salvação e a dúvida a respeito dessas coisas é contrária à fé, afinal,

  • "a fé é certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não VEMOS" (Hebreus 11:1).

Não há ESFORÇOS capazes de nos conceder a salvação, ela vem mediante a graça de Jesus, por meio da fé (Efésios 2:8-9). Precisamos reconhecer que somos pecadores, nos arrepender verdadeiramente (e não apenas ter remorso), aceitar o sacrifício que Jesus fez e crer que foi por nós, para nossa salvação, e viver uma vida baseada nesse ato de amor.


SE JÁ FUI PERDOADO, POSSO PECAR, AFINAL, ELE SEMPRE VAI ME PERDOAR?

Errado!

Jesus ter morrido para nos salvar e para nos perdoar dos nossos pecados não deve gerar em nós o comodismo de continuar na prática do pecado (Romanos 6:1-18), pois isso mostra um coração ingrato diante do sacrifício de Jesus, afinal, Ele morreu para nos afastar de tudo aquilo que nos afasta d’Ele. Então, por que Iremos permanecer em pecado?


Devemos olhar para a cruz e deixar todas as nossas falhas e mazeles por lá (e não nos apegar a elas), pois fomos amados o suficiente para desfrutar de uma vida livre de pecados e cheia do amor de Deus. O pecado nos desvia do foco, que é Deus. O pecado O desagrada.


Não devemos viver em pecado, mas, em momentos da caminhada cristã, iremos pecar (1 João 2:1-2). O que fazer diante disso? A Bíblia nos fala, em 1 João 1,9:

  • “SE confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de todo injustiça”.

Não se afaste de Deus por ter sentimentos de culpa. É preciso SEMPRE conhecer nossos erros diante de Deus e, se necessário, das pessoas. A cruz nos tirou das trevas e da morte e nos deu vida, mas ainda não nos fez alcançar a perfeição que só virá na eternidade. É preciso lutar diariamente contra nossa natureza pecaminosa (Hebreus 12:1-4).


A morte na Cruz deve nos tornar gratos pelo que foi feito e nos relembrar sempre que devemos e podemos nos relacionar com Ele, propagar o que Ele fez por nós e espalhar o amor de Jesus que é refletido em nós.


CONVERSE COM SEU DISCIPULADOR:

  • O que esse tema da Salvação falou ao seu coração?

  • O que você aprendeu que ainda não sabia?

  • Você reconhece que é pecador e precisa lutar contra o pecado? Você consegue sozinho?

  • De forma prática, como você acha que pode lutar contra o pecado no dia-a-dia?

Postar um comentário

0 Comentários