Provavelmente o Sermão do Monte é o mais conhecido discurso de toda a literatura no mundo, e o menos obedecido! Alguns tem chamado esse discurso "A Magna Carta do Reino". Em Lucas 6, o Sermão vem depois da escolha dos doze apóstolos. Por causa disso, um comentarista chama-o "O Sermão de Ordenação aos Doze". Como um jovem pastor recebe suas instruções no dia de sua ordenação, os Doze, na véspera de saírem para sua missão, receberam de Jesus orientação a respeito daquilo que eles deveriam ser e fazer.
É bom lembrar que o Sermão vem no início do ministério de Jesus. Ele começou Seu ministério pregando "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". Agora, para enfatizar a diferença que este arrependimento traz, Ele ensina as qualidades fundamentais do caráter do crente. Jesus quis enfatizar que os Seus seguidores devem ser pessoas totalmente diferentes das pessoas ao seu redor. De fato, podemos dizer que um versículo chave do Sermão é Mateus 6:8 - "Não vos assemelheis pois, a eles". É a mesma mensagem que o Senhor deu ao povo de Israel - "Não fareis segundo as obras da terra do Egito" (Lv 18:3). O Senhor espera que Seu povo seja diferente.
Através das bem-aventuranças, Jesus mostra que Seu desejo é que o crente tenha um caráter diferente e demonstre uma conduta diferente, porque tem de ser como sal, impedindo a deterioração da sociedade, e como luz, brilhando nas trevas. Jesus mostra que o crente tem de ser diferente não somente no mundo, mas também no sistema religioso (ilustrado pelos fariseus no tempo de Jesus). Assim o crente tem de ser diferente, tanto do crente nominal, como do mundo secular.
"Creio que Jesus desejava que o Sermão do Monte fosse obedecido. De fato, se a Igreja tivesse aceitado realisticamente os Seus padrões e valores, como aqui demonstrados, e tivesse vivido segundo eles, ela teria sido a saciedade alternativa que sempre tencionou ser, e poderia oferecer ao mundo uma autentica contracultura cristã" (John Stott, no prefácio do seu excelente comentário "A Mensagem do Sermão do Monte".
Este é um sermão que desafia a nossa obediência!
John D Barnett
Revista UM ENSINO DESAFIADOR
Editora Cristã Evangélica

0 Comentários
Obrigado por participar conosco!
Somos salvos pela graça, mediante a fé, e isso é um dom de Deus!